quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Caso dos Camelôs em Campinas


       O Executivo de Campinas tem nove dias para dizer o que vai ser feito com os camelôs. É a última chance de solução (retirada) pacífica, afinal eles se valem de verbas públicas ilegais - é assim que a Globo expressou o fato de eles não pagarem certos impostos. 
     Eu já penso que se eles estão lá é porque a população consome o suficiente para mantê-los lá, é a vontade do povo, e pela definição de democracia isso os daria o direito de continuarem lá. Quem preferir que compre de etiqueta. O povo é pobre e compra dos camelôs, se a vantagem estivesse nas lojas, nelas compraria o povo. Estão tirando essa vantagem do trabalhador. Concorrência desleal é os donos de loja que ficam exigindo que a lei tire de lá quem vende mais que eles. Se acham que os camelôs tão se saindo melhor penhorem seu estabelecimento e abra uma espelunca de muamba na rua - aliás, a tecnologia tem a grande diferença é no preço. Que que tem os camelôs não pagarem imposto? Pelo menos a população paga mais barato nos produtos e economiza pra comprar mais, isso é um benefício social. É mais arriscado pagar caro pelo produto com imposto embutido, quem garante que aquele imposto vai voltar pra população?
         E que farão os camelôs? Roubar? Descer de nível social em uma profissão que os agrade menos? Isso vai gerar violência à partir dos pequenos gestos. E vai diminuir o poder aquisitivo da população. Quero dizer, suponha que o camelô leva a família numa sorveteria, aí ele fica fodido e não consome mais naquela sorveteria: um freguês a menos, um troco a menos pro sorveteiro. Um troco a menos pro sorveteiro gastar na padaria. Afinal os camelôs são muitos e concentrados nos camelódromos, são engrenagem fundamental na economia. 
        Cd e Dvd pirata? Quem compra são os menos favorecidos que não têm computador com banda larga, não têm tempo de aprender os macetes na internet, não têm tempo de ficar baixando porque estão trabalhando pra pagar a merda do imposto ou porque é tão barato que até compensa o gostinho de comprar no minuto em que passa em frente a barraca.. Todo caso, eu e você que está lendo aqui não precisamos comprar cd e dvd pirata. Se precisasse, eu comprava de algum amigo, a gente gastava a grana junto. Quem puder me faça uma pesquisa social: que tipo de idiota ainda compra cd/dvd original e por que? Seria bastante revelador.
         Já os donos de loja, depois que forem retirados os camelôs de circulação, se ficarem com a grana que era dos camelôs, vão gastar pra fora da cidade - é desvantagem pro campineiro. E também estes donos vão investir muito mais nos produtos dos monopólios tecnológicos, que serão única alternativa pro consumidor, que passará a comprar menos (porque da loja é mais caro). Comprar só dos monopólios tecnológicos irá atrasar a eclosão de uma revolução na China, etc. Enfim, manter a soberania dos EUA e Japão não nos favorece, quanto mais eles se quebrarem mais precisarão abrir as pernas para países emergentes, como o nosso.


(sujeito a revisões)

4 comentários:

  1. O grande problema não é retirar os camelôs, de fato eles são uma falha do sistema, a grande sacada é que o governo quer " limpar " a cidade e se esquece que os camelôs la estão justamente por culpa do próprio governo! Querem retirar os camelôs? Dou meu total apoio, agora se não for realojar estes trabalhadores para o mercado de trabalho formal, nada vai adiantar. Quem cria os camelôs não é a ma fé dos próprios, mais uma demanda da sociedade, a sociedade demandando eles sempre hão de existir!

    ResponderExcluir
  2. Ah Guil, sai fora. Mercado de trabalho formal? Quem quer formalidade? Você quer? Os camelôs querem? Coisa mais monótona e quadrada a vida formal sem alternativa.
    E falar é fácil, vai trabalhar.
    Camelô é outro feeling, outro publico alvo, outra vibe, é o comércio alternativo, é voltado pro cidadão que ali consome, muito diferente da porra do governo ou da sua proposta. Prefiro da um rolê nas barraquinha que na porra do shopping. Comentário muito infeliz o seu.

    ResponderExcluir
  3. Esse é grande problema da esquerda engajada! Qualquer coisa que possa se referir ao capitalismo é tratada como um pecado mortal!

    ResponderExcluir
  4. O buraco é mais embaixo...
    Povo que não tem saúde nem educação não sai do círculo vicioso...
    E eles nos querem assim mesmo, doentes e burros.

    ResponderExcluir